Os principais desafios para quem pretende ser instrumentador cirúrgico.
Instrumentador cirúrgico é uma profissão cuja função é ajudar o cirurgião no ato cirúrgico.
A sua principal responsabilidade é com os instrumentos cirúrgicos e o ato cirúrgico em si.
Seu objetivo maior, assim como o de toda a equipe cirúrgica, é a qualidade e segurança do procedimento cirúrgico, atendendo ao paciente com maior eficácia e eficiência.
Quando me perguntam sobre minha profissão e respondo que sou instrumentador cirúrgico logo ouço: "Instrumentador ganha bem, hein?". Isso depende muito, diversos fatores podem ser levados em consideração, como por exemplo: desempenho técnico, experiência e principalmente se você pretende instrumentar para uma equipe médica ou exclusivamente para uma empresa.
O instrumentador autônomo possui liberdade de função e maior disponibilidade de dias e horários, podendo integrar equipes diversas. O instrumentador da empresa de material fica condicionado somente a esta função especifica, podendo instrumentar apenas as cirurgias da própria empresa.
A grande questão é: Você está preparado(a) para a pressão do cotidiano e da rotina da instrumentação cirúrgica? Ser instrumentador(a) demanda grande responsabilidade, cuidados específicos e muita atenção.
Já imaginou, por exemplo, deixar cair acidentalmente um instrumento totalmente essencial para a cirurgia ou então contaminá-lo? Isso poderá causar um grande transtorno para toda a equipe e paciente, o instrumento teria que ser novamente encaminhado para a central de esterilização e poderia levar mais de uma hora para ser utilizado novamente.
Ao usar avental e luvas estéreis na sala de cirurgia, ela pode ficar quente sob as luzes cirúrgicas. Durante as operações, os instrumentadores (as) e outros membros da equipe cirúrgica devem permanecer em pé por longos períodos de tempo e permanecer alertas .
Eles podem ser expostos a doenças e vícios transmissíveis, odores e materiais desagradáveis, às vezes.
Se você pretende se tornar um instrumentador cirúrgico o primeiro passo seria encontrar em boa escola de instrumentação. O curso técnico tem em média duração de um ano, geralmente dividido em seis meses de aulas teóricas e seis meses de aulas práticas com estágios em hospitais conveniados. Inicialmente você irá aprender o básico, como os instrumentais da mesa básica (bisturi, tesouras, pinças hemostáticas, etc.), disposição de campos, calçar as luvas, etc. Atualmente muitas escolas já oferecem cursos complementares em áreas específicas, principalmente em ortopedia, pois a quantidade de instrumentos utilizada em uma cirurgia ortopédica de prótese ou trauma é bastante complexa e numerosa.
![]() |
| Foto: Eduardo França |
A instrumentação cirúrgica é como um curso de direção, inicialmente você aprende o básico e depois vai aprendendo “dirigindo” na rotina diária. Na instrumentação não é diferente, você irá se deparar com muitos instrumentos que provavelmente nunca viu no curso e terá uma rotina necessária e frequente de absorção de conhecimento. Portanto, busque sempre informações, demonstre interesse, converse com instrumentadores mais experientes e jamais não se acomode!

